Dicas da Nutricionista

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A importância do café da manhã

Quer mais energia em seu cotidiano? Então confira as Dicas da Nutri sobre 10 atitudes que tornam seu dia-a-dia mais saudável!

Olá!

Pode acreditar: o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ou pelo menos, deveria ser! Muitas pessoas, porém, ainda abrem mão do desjejum para dormir mais ou chegar mais cedo no trabalho.

Deixar de tomar café da manhã não chega a ser prejudicial, mas uma boa refeição é comprovadamente um beneficio. Entre as principais vantagens do café matinal temos o estimulo do metabolismo e o fornecimento da energia indispensável para o começo dia! Além disso, pessoas que tomam café da manhã estão mais propensas a manter o peso ideal.

Mas o que comer no café da manhã? Bom, comece com uma boa dose de proteína encontrada em ovos, iogurte, queijos magros e pão integral. Os grãos integrais também devem estar presentes: flocos de aveia, quinoa, linhaça, amaranto em flocos e granola, por exemplo. As frutas, é claro, não podem ficar de fora. Aposte na fruta mesmo ou em um delicioso suco natural. Percebeu que o tradicional café pretonão está presente? Pois é, ele não é a bebida mais recomendável, mas se você não abre mão de uma boa dose de cafeína, uma xícara pequena será suficiente para dar uma animada na sua manhã, mas lembre-se de comer um lanche acompanhando o café.

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Peixe

A maioria dos peixes é rico em vitamina B6, que é uma vitamina necessária para a produção de melatonina (hormônio responsável por regular o sono). Então adicionar peixe a sua dieta não só vai melhorar sua saúde, como também vai ajudar a regular o seu sono;

Grãos e Cereais

A deficiência de magnésio pode ser um motivo para a constante falta de sono. Para resolver isso, aposte em grãos em geral. Escolha seus favoritos, combine-os com iogurte, frutas ou misturados em outros alimentos.

Os cereais aumentam a disponibilidade de triptófano no sangue, o que aumenta os efeitos do sono;

Iogurte e leite

A deficiência de cálcio também pode causar problemas com o sono. Para regular isso, o iogurte é a melhor saída, mas o leite também pode ser uma opção;

Dicas de Nutrição - Couve

Couve Manteiga

Esse tipo de couve, assim como o iogurte e o leite, é uma ótima fonte de cálcio, opção perfeita para quem tem intolerância à lactose;

Banana

Assim como os peixes, a banana é rica em vitamina B6 e, como foi dito, essa vitamina é essencial para a produção de melatonina.

É importante lembrar ainda que esses alimentos não precisam ser comidos minutos antes de você deitar para dormir, na verdade, a dica é incluí-los na sua alimentação diária! Uma boa noite de sono, muitas vezes, é o reflexo de uma boa saúde. No entanto, antes de dormir, é importante evitar: café, chá, chocolate, refrigerantes a base de cola, ou seja, qualquer coisa com alta concentração de cafeína ou açúcar. Refeições pesadas também não combinam com uma boa noite de sono, assim como álcool e cigarros.

Até a próxima!

Imagens: Pinterest